O primeiro dia da Expo Longevidade 2026 foi marcado por grande participação do público e uma programação diversificada, reunindo especialistas de diferentes áreas para discutir saúde, bem-estar, autonomia e novas possibilidades para viver a maturidade com mais qualidade de vida. Com o conceito “Qualidade de vida não tem idade”, o evento segue nesta quinta-feira (17), no Praiamar Arena Hotel, em Natal, com uma programação que promete encerrar a primeira edição com importantes debates e experiências.
Ao longo da quarta-feira, o público acompanhou palestras, painéis, oficinas, pitches, atrações culturais e atividades na feira, em uma proposta que amplia o olhar sobre o envelhecimento e mostra que longevidade está relacionada não apenas a viver mais, mas também a viver melhor, com saúde, autonomia, propósito e novos projetos.

O segundo e último dia da Expo Longevidade começou às 8h30, com a apresentação do Coral Multigeracional do Sesc RN, seguida de uma programação que transita por temas fundamentais para a qualidade de vida da população 50+. Entre os destaques está a palestra “Longevidade em equilíbrio: movimento e autonomia”, que aborda a importância da atividade física e da manutenção da independência ao longo do processo de envelhecimento.
O empreendedorismo 50+ também estará em pauta, em painel realizado pelo Sebrae, discutindo oportunidades, desafios e possibilidades para quem deseja empreender ou reinventar sua trajetória profissional na maturidade.

Outro tema de destaque será “Tempo de viver: propósito e clareza para a geração 50+”, com o professor Kléber Nóbrega, trazendo uma reflexão sobre escolhas, propósito e novas perspectivas para essa fase da vida.
A programação também reserva espaço para a transformação proporcionada pela tecnologia. Na palestra “Digital x tecnológico: o que o público 50+ precisa saber”, David dos Santos Villalva, CEO da Digitalidade, aborda as mudanças provocadas pelo mundo digital e o que é importante conhecer para acompanhar essa transformação.
Na área da saúde, um dos temas que promete despertar a atenção do público é “Canetinhas emagrecedoras para o público 50+: vale a pena?”, com a endocrinologista Juliana Mesquita, que discutirá o assunto sob a perspectiva médica.

A saúde integrada também será destaque com “Nossa vida integrada: um convite à transformação”, apresentada pelo médico mastologista e oncologista Maciel Matias. A programação inclui ainda temas relacionados à otorrinolaringologia, com a participação da Dra. Lidiane Ferreira, especialista em tontura e zumbido.
O encerramento da programação científica terá como tema “Saúde digestiva no envelhecimento”, reunindo a geriatra Ângela Costa e a gastroenterologista Araceli Lima, em uma conversa sobre os cuidados com a saúde digestiva durante o envelhecimento.

Além das palestras e painéis, o público poderá participar de oficinas cognitivas e de terapia corporal, além de visitar a feira e conhecer atividades e iniciativas voltadas para longevidade, saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Inscrições: Sympla www.sympla.com.br/evento/expo-longevidade-2026/3422406?share_id=copiarlink




