Na Hora H

TEMER HOMENAGEIA COLOMBIANOS POR APOIO À CHAPECOENSE

O presidente Michel Temer prestou agora a pouco homenagem aos colombianos e ao prefeito de Chapecó em reconhecimento à atuação no resgate às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, foi realizada a entrega da Ordem de Rio Branco e Ordem do Mérito da Defesa a cidadãos colombianos e ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Durante a solenidade, foi executado o Hino Nacional da Colômbia.

“Não somos mais apenas vizinhos, somos povos que se reconhecem pela amizade e pelo afeto.  Não esqueceremos jamais os que perdemos mas, tampouco, esqueceremos aqueles que compartilharam a nossa dor”, disse o O ministro das Relações Exteriores, José Serra.

O  prefeito de Medllín, cidade da Colômbia, Federico Guitiérrez Zuluag agradeceu a homenagem: “Estou comovido com esta homenagem ao povo colombiano. Obrigada Brasil. A tragédia nos deu um sentido de que a vida nos traz alertas. São momentos de crises que nos revelam o que é a realidade. Venho representar o povo colombiano com muito orgulho. A equipe da Chapecoense ficará gravada pra sempre na nossa memória”.

Em seu discurso, o presidente Michel Temer ressaltou a união entre os dois países nesse momento difícil: “O Brasil recebe hoje nossos irmãos colombianos de braços e de corações abertos. nos quatro cantos do País, nós todos nos unimos no momento da perda. em instante algum estivemos sós. O mundo nos deu as mãos. As palavras nunca bastarão para agradecer a Colômbia e aos colombianos que deram um exemplo de solidariedade ao nosso país.Jamais esqueceremos a solidariedade do povo colombiano no resgate às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense. Jamais esqueceremos os milhares de colombianos que, no ato em Medellín, se organizaram em palavras e gestos. Colômbia fez mais do que socorrer os sobreviventes e apoiar os familiares. Medellín irmanou-se a nós”.

Ao final, o presidente agradeceu ao prefeito de Medellín: “Digo que sua liderança nesse momento difícil para Chapecó é um exemplo pra todos nós. Agradeço à Colômbia por todo o apoio prestado ao Brasil às vitimas de Chapecó. A Colômbia fez mais do que responder ao acidente de forma exemplarmente profissional. Fez mais do que socorrer e apoiar os familiares”.

 

To Top