Na Hora H

SISTEMA FECOMÉRCIO RN FAZ ENTREGA DO MÉRITO JESSÉ FREIRE

A noite desta quarta-feira (21) foi de festa para o empresariado potiguar. Em uma solenidade bastante prestigiada, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte promoveu a entrega do Mérito Jessé Freire 2016, no hotel Holiday Inn Arena, reunindo presidentes de sindicatos filiados à Federação, membros da diretoria do Sistema, políticos, representantes de entidades parceiras e empresários.

O Mérito Jessé Freire é a mais alta comenda do comércio potiguar, concedida anualmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte. Realizado em Natal e Mossoró há mais de 10 anos, o Mérito Jessé Freire homenageia empresários que se destacaram em seus segmentos ao longo do ano, e que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O primeiro homenageado da noite foi o empresário Marcantoni Gadelha de Souza, que há quase 35 anos comanda as três lojas e os mais de 300 funcionários do Armazém Pará, empresa de material de construção. Ele presidiu a Fecomércio RN entre 2001 e 2007, e desempenhou papel importante no fortalecimento da representatividade da classe empresarial do Estado, como por exemplo, a criação da Câmara Empresarial do Turismo. Foi na gestão de Gadelha que foi criado o Mérito Jessé Freire.

Já o empresário aposentado José Fernandes Martins, segundo a receber o troféu, teve empresas de representação e exportação de cera de carnaúba e couros in natura, de mineração e de beneficiamento de castanha de caju. Foi presidente da Associação Comercial do RN, do Conselho e do Sindicato de Representantes Comerciais do RN, e vice-presidente da Fecomércio RN na gestão do então presidente Reginaldo Teófilo, entre 1965 e 1995 Teve participação importante em diversos momentos da instituição, como a inauguração da unidade do Sesc em Mossoró e no estreitamento das relações junto aos sindicatos filiados à Federação.

Finalizando a premiação, subiu ao palco para receber o Mérito Jessé Freire o empresário João Dinarte Patriota, que chegou a administrar 420 funcionários em 30 unidades da rede de Drogarias Globo em Natal e Mossoró; além de outros 340 colaboradores da distribuidora Droguistas Potiguares, que atendia ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte da Bahia. Dirigiu a Fecomércio RN entre 1995 e 2001, época em que se empenhou em ampliar a atuação do Sistema no estado, com a criação do Sesc Seridó, Senac Caicó, e chegada do Sesc na zona norte de Natal.

O secretário Municipal de Governo, Jonny Costa, representando o prefeiro Carlos Eduardo, e o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda, entregam troféu a Marcantoni Gadelha

 

Vice-presidente da Fecomércio, Gilberto Costa, e o senador Garibaldi Filho, entregam troféu ao homenageado José Fernandes Martins

 

Governador Robinson Faria e o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, entregam troféu a João Dinarte Patriota

To Top