Débora Seabra, a primeira professora com Síndrome de Down do Brasil, a potiguar receberá homenagem durante sessão solene na Câmara Municipal de Natal (CMN) em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A solenidade ocorrerá nesta nesta terça-feira (7). Débora foi a escolhida da vereadora Nina Souza (PEN), já que cada vereador indica uma homenageada que tenha obtido destaque em algum segmento da sociedade.
“Débora é muito merecedora dessa homenagem. É uma mulher inteligente, forte, determinada, que lutou para conquistar seus objetivos, uma professora que honra a educação do nosso Rio Grande do Norte e que superou todas as barreiras que se colocaram na sua frente. É um exemplo para todos nós”, disse a vereadora Nina Souza.
Há mais de 10 anos, Débora faz parte do corpo docente da Escola Doméstica de Natal. Da infância ao curso de magistério, Débora estudou em escolas regulares, o que a tornou uma defensora da inclusão de pessoas com Síndrome de Down nessas instituições de ensino. Essa luta por oportunidades semelhantes às que teve durante sua formação fez com que a educadora se tornasse uma referência.
Autora do livro “Débora conta histórias”, que reúne fábulas infantis com mensagens de apoio ao direito de ser diferente, a professora também roda o Brasil e outros países, como Portugal, dando palestras sobre o combate ao preconceito. Em 2015, foi agraciada com o Prêmio Darci Ribeiro de Educação, concedido anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília.