Os cardeais Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), na companhia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, visitaram o Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, na última quinta-feira (18). Na ocasião, houve a celebração de uma missa, concelebrada, também, por alguns sacerdotes. Algumas autoridades, como o prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, e a deputada federal, Zenaide Maia (PR), além de vários fiéis leigos participaram da celebração.
Em 2016, Dom Cláudio Hummes apresentou o pedido da canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu – os protomártires do Brasil – ao Papa Francisco. Durante a homilia da missa, o cardeal enfatizou que os mártires de Cunhaú e Uruaçu eram pessoas simples. “Eles eram pessoas comuns, como nosso povo simples. Na audiência que tive com o Papa Francisco, eu disse a ele que a grandeza dos nossos Mártires é exatamente porque eram pessoas comuns, do meio do povo. Desde que conheci a história dos Protomártires do Brasil, fiquei encantado com a simplicidade deles”, disse. “O primeiro sangue cristão que regou o solo brasileiro, em nome da fé, foi o dessas pessoas, aqui, no Rio Grande do Norte”, destacou. Segundo Dom Cláudio Hummes, a canonização dos mártires potiguares será uma grande graça para a Igreja Católica, no Brasil.
Os Mártires serão canonizados pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, dia 15 de outubro deste ano. O Arcebispo de Natal, Dom Jaime, já fez o convite a Dom Cláudio Hummes para presidir a celebração em ação de graças, que acontecerá na Arquidiocese de Natal, no dia 28 de outubro.
Foto: Rivaldo Júnior