Na Hora H

CÂMARA CELEBRA “DIA DA PATRULHA DE AVIAÇÃO”

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT) e o vice-presidente, Ney Lopes Júnior (PSD) participaram na segunda-feira (22) das festividades do Dia da Aviação de Patrulha na Ala 10 da Força Aérea Brasileira (FAB), que antes abrigava a I Força Aérea (I FAE) e a BANT (Base Aérea de Natal), duas importantes unidades da Aeronáutica no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e o Coronel Cesar Faria Guimarães, Chefe do Estado-Maior da I FAE, apresentaram aos vereadores as mudanças na estrutura da Ala 10 que agora está focada nas atividades operacionais seja para a especialização de pilotos, ou no emprego operacional da Força. segundo Farcic a desativação das duas organizações militares fez parte da nova concepção estratégica “Força Aérea 100”, cujo objetivo é tornar a instituição mais ágil, eficiente e eficaz. Os vereadores assistiram a formatura das tropas em comemoração ao Dia da Aviação de Patrulha, conheceram os setores operacionais da Ala 10, os pátios de aeronaves e as salas de controle operacional.

O dia 22 de maio de 1942 ficou marcado na história como o dia do “Batismo de Fogo”, quando uma aeronave de patrulha tripulada pelos capitães Afonso Celso Parreira e Oswaldo Pamplona bombardeou o submarino italiano Barbarigo. O sucesso na operação consagrou a missão de manter a soberania no Atlântico Sul já nos primeiros anos da então recém-criada Força Aérea.

 

To Top