Na Hora H

IPHAN DESISTE DE AÇÃO CONTRA DEMOLIÇÃO DO HOTEL REIS MAGOS

O Ministério Público Federal (MPF) desistiu da ação judicial que movia contra a prefeitura e os proprietários do edifício, na qual tentava impedir sua demolição, e arquivou o processo de tombamento do local. A decisão ocorreu após análise técnica feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),que reforçou parecer do MPF de que o prédio do Hotel Internacional Reis Magos, localizado na orla de Natal, não possui valor histórico, artístico ou arquitetônico.

Em seu parecer, de autoria do procurador da República Kleber Martins, o Ministério Público Federal se posicionou a favor da demolição, apontando que a permanência da atual estrutura tem sido utilizada como dormitório de desabrigados e usuários de drogas, acumulando lixo e contribuindo com a proliferação de ratos e insetos.

A demolição do prédio, entende o MPF, pode abrir espaço para algum empreendimento que ajude na atração de turistas à orla da Praia do Meio, com a consequente geração de empregos e receitas para a cidade. Para Kleber Martins, a medida estimularia outros empresários a instalar estabelecimentos na região, hoje desprezada pela iniciativa privada. De acordo com as últimas informações veiculadas na imprensa, os proprietários vêm discutindo junto à Prefeitura do Natal o modelo de empreendimento a ser implementado no local do antigo hotel.

 

To Top