A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) recebeu nesta segunda-feira (19) a visita de três empresários norte-americanos, representantes da companhia Fair Trade Fisheries, com interesse em investir em projetos de agricultura, pesca e aquicultura no estado. O grupo foi recebido pelo secretário Guilherme Saldanha, secretário adjunto Adson Dias e subsecretário de Pesca e Aquicultura, Alberto Cortez.
O titular da Sape fez uma breve apresentação das potencialidades do Rio Grande do Norte, destacando a agricultura irrigada, pesca e carcinicultura, além do Terminal Pesqueiro de Natal, que será concedido à iniciativa privada por 20 anos. O Governo do Estado está prestes a receber do Governo Federal a dominialidade do terminal e busca investidores para concluírem a obra e operarem o equipamento.
Especialistas em pesca e aquicultura, os empresários Kevin Hopkins, Margarita Hopkins e Daniel McVeigh já abriram a Fair Trade Fisheries Brasil e estão em busca de terras no Rio Grande do Norte para investir nessas três áreas, sobretudo na pesca oceânica e artesanal. Em missão no estado, já visitaram alguns municípios do interior, como o Vale do Açu e Rio do Fogo. Também participou da reunião o escritório de advocacia que representa o grupo no Brasil, formado pelos advogados Segundo de Paula e Costa Barros, além do empresário Rodrigo Hazin, da Norte Pesca, e coordenadores e subcoordenadores da Sape.
A expectativa é que a empresa esteja liberada para começar a funcionar no país no início do próximo ano. Um dos principais objetivos do grupo é trabalhar em parceria com o Governo do Estado e as universidades e investir também no social, com a construção de casas, escolas e outros equipamentos nos municípios onde for atuar.