O seu cachorro tem tosses constantes ou demonstra cansaço fora do comum? Cuidado, pois este pode ser um sinal de que o coração do seu pet precisa de cuidados especiais. Quem alerta é o doutor Fabrício Marinho, cardiologista veterinário do Hospital Veterinário de Natal. Segundo ele, os sinais clínicos de doença do coração em pets nem sempre são claros, mas a progressão do problema apresenta alguns indícios como tosse seca, perda de peso, cianose de língua [um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada das mucosas], apatia e síncope.
A doença mais comum em cães de pequeno porte é a endocardiose valvar. Já nos de grande porte é a cardiomiopatia dilatada. Nos felinos, a mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica. “Outro ponto de atenção é que, assim como nos humanos, um dos fatores que pode desencadear doenças cardíacas é a idade. Quanto mais idoso o cão ou o gato, maior a chance de alguma debilidade”, argumenta o veterinário Fabrício Marinho.
Fabrício acrescenta ainda que a medicina veterinária evoluiu no tratamento das enfermidades cardíacas fazendo uso, inclusive, de marca-passos e de procedimentos minimamente invasivos. No entanto, a melhor prevenção continua sendo os check-ups cardiológicos, principalmente nos animais geriátricos, por serem mais susceptíveis a doenças cardíacas. “Manter uma alimentação equilibrada e balanceada para cada animal – especialmente no caso de cardíacos, filhotes, idosos ou alérgicos; visitar o veterinário a cada seis meses, ser rigoroso na administração dos medicamentos e manter uma rotina de exercícios e passeios também faz a diferença quando o tema é o bem-estar e a longevidade do animal de estimação”, complementa.