Na Hora H

GALERIA SESC REALIZA EXPOSIÇÃO DE NEWTON NAVARRO

O calendário 2019 da Galeria Sesc Cidade Alta começará com uma edição especial: a exposição “Do mar ao sertão”, com obras do grande artista potiguar Newton Navarro (1928/1992). A exposição reúne os trabalhos do artista que vão do final da década de 60 até o começo dos anos 90, sendo esses os últimos anos do artista, e fica em cartaz até 15 de fevereiro, das 9h às 17h. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).

“Do mar ao sertão” é permeado por cenas do cotidiano, da cultura popular e pela relação afetiva com o sertão e a capital, lugares tão presentes em sua arte. 24 obras, todas integrantes do acervo do Sesc RN, integram a exposição, com diferentes estilos e técnicas como aquarela, gravuras, óleo, bico de pena, nanquim, aguada e guaxe.

Newton Navarro Bilro foi um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Norte. Dramaturgo, poeta, desenhista e pintor, suas obras retratam a realidade nordestina por meio da representação de figuras como o vaqueiro, as rendeiras, as lavadeiras, além de resgatar a cultura popular e lembranças de sua infância nas idas com o seu pai para as fazendas em Jardim de Angicos. Outros temas recorrentes em suas obras são os bairros da Redinha, Ribeira e Santos, o Rio Potengi, o mar e seus pescadores. Por isso, a ponte que se eleva sobre o Rio Potengi e dá acesso à Zona Norte de Natal leva seu nome. É responsável, junto com Dorian Gray, por introduzir as artes moderna no estado. Faleceu em 1992.

To Top