Hoje em dia existem milhões de cachorros abandonados nas ruas em todo o mundo. Muitas vezes, o problema cresce devido à falta de medidas dos países para evitar tal crime contra os animais. No entanto, a Holanda se mostra na contramão dessa terrível realidade, transformando-se no primeiro país a não ter animais abandonados
O resultado foi obtido sem o governo precisar recorrer ao sacrifício animal ou à apreensão dos bichos para os canis municipais. É consequência de um plano do governo que criou leis severas para quem abandona os cachorros, além de ter estabelecido altas taxas de imposto para quem compra cachorros de raça, multas de milhares de euros, e ainda, ter feito campanhas de castração e conscientização.
Assim, o país conseguiu evitar que os animais abandonados se reproduzissem, aumentando ainda mais a número destes, ao mesmo tempo que fez com que as pessoas dessem preferência à adoção dos cachorrinhos até então abandonados.
Esperamos que nosso governantes acordem para a importância de combater tantos casos de abandono de animais e crie políticas efetivas para isso. E cabe aos cidadãos fiscalizar e cobrar essa postura, além de fazer sua parte para ajudar e dar melhores condições de vida aos cãezinhos em situações de rua e de maus tratos.