Nossa Coluna

OS CAMINHOS DE SANTIAGO

Continuamos viajando com a amiga Auxiliadora Praxedes e Inajá. Que maravilha!!! Trechos desafiantes e reflexivos à medida que avançam na quilometragem. A experiência da caminhada, a troca de informações vai facilitando alguns pontos, como transfer de mochilas nas subidas, albergues particulares e dicas de descanso em pontos da caminhada. Hoje, elas já passaram por MOS e chegaram a REDONDELA.

Impressionaram os encontros da bifurcação nas rotas portuguesas. Muita gente! Caminhantes de todas as raças, idades e países. Lindo o trecho entre Ponte Sampaio e Pontevedra, com suas matas, nascentes, cachoeiras e rios correntes. Os cheiros!!!! Elas enfrentaram muita chuva e se desprenderam de muitos itens das mochilas. Praticando o desapego e sentindo-se leves para as ladeiras íngremes.

Assim descreveu Auxiliadora: “Chegamos a Pontevedra 13km960m… 6h e 10m de caminhada com paradas de 10 e de 15m… uns 6km de chuva e o resto nublado e um pouco de sol. Fizemos o caminho complementar ou complementário, que aumenta um pouco, mas além de mais bonito é todo margeando um rio de água corrente, limpíssimo, com várias nascentes, um pouco de subida e trechos com bastante lama e unidade. Aqui a mata é um pouco fechada e as árvores muito altas”.

E assim vão elas. OS CAMINHOS DE SANTIAGO voltaram a fazer parte dos meus planos e já consegui uma “parceira” para o próximo ano. A amiga Isaura Amélia se prontificou a caminhar comigo.

To Top