A francesa Louis Vuitton é a marca de luxo mais valiosa do mundo pelo 14º ano consecutivo, segundo o ranking BrandZ, divulgado neste mês pela WPP e pela Kantar. Ela é seguida por outras duas conterrâneas: Chanel, com valor de marca de US$ 37 bilhões e Hermès, com US$ 31 bilhões.
A categoria de luxo tem sustentado um crescimento “excepcional”, destaca o estudo, apesar da tensão contínua entre o tradicional apelo de exclusividade e o imperativo contemporâneo da acessibilidade — que se traduz no amplo alcance das mídias sociais. A rainha do ranking, Louis Vuitton, possui mais de 30 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram.
Segundo o BrandZ, as marcas de luxo devem responder às novas necessidades dos consumidores e interagir com eles de maneira significativa para se manter na liderança. As marcas que lideram o ranking têm se saído bem nesse processo.
Confira o ranking:
1 Louis Vuitton (França) – US$ 47,214 milhões
2 Chanel (França) – US$ 37,006 milhões
3 Hermès (França) – US$ 30.966 milhões
4 Gucci (Itália) – US$ 25,274 milhões
5 Rolex (Suíça) – US$ 8,389 milhões
6 Cartier (França) – US$ 5,998 milhões
7 Burberry (Reino Unido) – US$ 4,698 milhões
8 Dior (França) – US$ 4,658 milhões
9 Saint Laurent/Yves Saint Laurent (França) – US$ 3,572 milhões
10 Prada (Itália) – US$ 3,504 milhões
Fonte: Exame