Nossa Coluna

NOSSO DECANO PAULO MACÊDO, O COLUNISTA DO BEM… A NOSSA HOMENAGEM

A cidade chora a partida do seu mais antigo colunista, o jornalista PAULO MACÊDO, que em dezembro do próximo ano faria 90 anos. O cearense que aqui aportou nos anos 50, nasceu no Ceará, em 29 de dezembro de 1931 e foi registrado como Isaac Faheina e incorporou PAULO MACÊDO ao seu nome.

Paulo foi casado com Luiza Maria Dantas. O casal é pai de MIGUEL NETO. Anos depois, casou com Tânia Macêdo e é pai de Adriana e Paulinho. Por alguns anos, fui vizinha da família no Ed. Chácara 402.

PAULO MACÊDO e os filhos Miguel e Paulinho

Paulo Macêdo é Imortal e vice-presidente da nossa Academia Norte-Riograndense de Letras, é Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, o cidadão que mais recebeu títulos de cidadania pelos nossos caminhos. Sempre devotado aos clubes de Rotarys e ao América.

Durante mais de 4 décadas, Paulo foi o todo poderoso do maior jornal da cidade, o Diário de Natal e o Poti. Militou por longo período na TV Ponta Negra e durante os últimos anos ainda militava na imprensa.

Foi um dos primeiros secretários de Turismo de Natal, promovia a famosa FESTA DAS PERSONALIDADES, comandou concursos de misses e frequentou muitos salões.

No meu início no colunismo, Paulo foi referência pelo seu estilo de escrever, sem destratar ou levar fofocas maldosas para a sua coluna. Sempre demonstrou muito carinho pelo meu filho Raphael e o prestigiou nos seus empreendimentos.

Paulo e Luiza Dantas em familia

No jornalismo, tinha duas paixões: o automobilismo e o turismo.

A história de sua vida é rica de estórias no anedotário da cidade. Uma pessoa do bem…

Encontrei um texto escrito pelo saudoso mestre Pedro Simões e dele retirei esse trecho que descreve PAULO MACÊDO para aqueles que não o conhecem ou os muitos que o esqueceram:

Trio de colunistas: J.Oliveira, Paulo Macêdo e Hilneth Correia

“Paulo não é arquiteto nem engenheiro, é graduado em Jornalismo pela antiga Faculdade da Fundação José Augusto, mas doutorado “summa cum laudae” na Escola da Vida. Que aprendizado mais completo e de maior sabedoria? Pois aprendeu a construir com o João de Barro e com os pequeninos pássaros nidificadores. Cultiva a observação, a paciência, a tolerância e o trabalho perseverante. Como os passarinhos transporta no bico as migalhas, os pedaços, as sobras, e os aproveita numa construção pequena e sólida, convertendo os resíduos em materiais nobres. Nunca planeja palácios, nem arranha-céus, embora as suas construções se postem nos elevados dos serrotes e das árvores.

Ao lado de Zélia Madruga, Cel. Ângelo, Targino e Maria Tereza

Mas, mesmo que não projete esse resultado, surpreendentemente, as construções se transformam em castelos. Humilde, nunca perseguiu a glória, mas ela lhe vem ao colo ou aos pés. Predestinação? Talvez. Prefiro a explicação da premiação ao mérito. De que? Poderão indagar os mais sarcásticos e também os invejosos que se auto-denominam “injustiçados”. Ora, a glorificação não se dá apenas pelo mérito intelectual, embora Paulo o tenha, mas, no seu caso, se dá pela sua própria contribuição como original Mestre de Obras dedicado à construção da reputação e da glória alheias.

Com o filho Miguel

Alguém já se deu ao trabalho de verificar quantas personalidades Paulo ajudou a construir, a desenvolver ou a manter no pódio da vida social, política ou econômica do nosso estado? Sem nenhum esforço, lembro-me de algumas centenas de beneficiário(a)s, apoiadas por ele nos momentos de crise, estimuladas e impulsionadas nos seus projetos de conquista, afagadas quando o ego pedia compensação, reputações estrategicamente disfarçadas, com muita areia jogada nos olhos dos desafetos e mesmo da opinião pública, além do emprego de táticas diversionistas quando era necessário contornar certos problemas.

Na Sta Motors ao lado de Agnelo Candido-Fátima, Gustavo, Hilneth Correia e Eliana Lima

De um modo ou de outro, todos os que fizeram parte num dado momento, ou se mantêm até hoje na constelação de estrelas que emoldura o firmamento da terra potiguar, receberam o alento da coluna de Paulo Macedo”.

PAULO MACÊDO residia no Ayambra, onde sofreu uma queda na última quarta-feira, fraturou o fêmur e foi socorrido pelo filho Miguel Neto. Foi cirurgiado no Hospital Memorial e já estava de alta quando surgiram sintomas de complicações pulmonares e suspeita de Covid. Na manhã deste domingo teve uma parada cardíaca e veio a falecer.

Com a amiga Zita Regalado

VELÓRIO – Na manhã desta segunda-feira, às 8h. O cortejo segue às 10h para a Morada da Paz, em Emaús.

DESCANSE EM PAZ!

Algumas entidades emitiram notas de pesar pela inestimável perda do grande Paulo Mecedo:

Academia Norte-rio-grandense de Letras

A Academia Norte-rio-grandense de Letras, com consternação dos seus membros, cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Acadêmico e Vice-Presidente da instituição, Jornalista Paulo Macedo, ocorrido hoje à tarde, no Hospital Memorial São Francisco, em Natal, vítima do Covid-19. Oportunamente serão informadas as homenagens fúnebres.

Natal, 05 de julho de 2020

Leide Câmara, Primeira Secretária da ANRL

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra:

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra com grande dor e profundo pesar comunica o falecimento do querido e inesquecível Associado Jornalista PAULO MACEDO, ocorrido hoje à tarde no Hospital Memorial. PAULO MACEDO fez o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra, integrava os quadros da ADESG NACIONAL e era membro da Comissão Executiva da Associação dos Diplomados da Escola Superior – Delegacia no Estado do Rio Grande do Norte. A ADESG está de luto e com grande dor apresenta à família de PAULO MACEDO os sentimentos de pesar e solidariedade. Que Deus receba em seu Reino Celestial o filho que neste mundo espalhou amor, bondade, compreensão, com honra e trabalho constante, em toda a sua marcante trajetória.

Conselho Estadual de Cultura:

O Conselho Estadual de Cultura lastima comunicar o falecimento do Conselheiro PAULO MACEDO, ocorrido na tarde de hoje, nesta capital. Expressa o mais profundo pesar aos familiares do pranteado jornalista, que por décadas integrou este colegiado como devotado defensor dos interesses culturais do Rio Grande do Norte.

Natal, 5 de julho de 2020

IAPERI ARAUJO
Presidente

Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo:

A ABRAJET – RN, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seccional do Rio Grande do Norte, comunica que no final desta tarde (5/6), ocorreu no Hospital Memorial de Natal, o desencarne do inclito Jornalista Paulo, que participou ativamente da fundação da ABRAJET RN, e foi seu profícuo Presidente. Paulo Macedo foi o primeiro Secretário de Turismo de Natal, e exerceu outras importantes funções públicas.

To Top