Na Hora H

OUTUBRO ROSA E GRUPO REVIVER

A Câmara Municipal de Natal, em parceria com o grupo Reviver, lançou nesta quinta-feira (30), a campanha Outubro Rosa. Na ocasião, foram anunciadas as ações que serão desenvolvidas pela Frente Parlamentar da Mulher ao longo do mês, que incluem mutirão gratuito de mamografias e campanha de arrecadação de lenços.

O mutirão de exames gratuitos de mamografia na sede do legislativo natalense ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro das 7h às 17h. Serão 80 exames por dia. A Câmara também é ponto de coleta da campanha de arrecadação de lenços, com no mínimo 20 cm, para serem doados a pacientes em tratamento contra o câncer. As doações podem ser feitas, de segunda a sexta, entre 08h30min e 15h, no Ambulatório da Casa. Ao final do mês, os vereadores realizarão a solenidade de encerramento do Outubro Rosa.

A presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza, explicou que o câncer de mama não tem prevenção, mas que o diagnóstico precoce feito através do autoexame do toque, mamografias ou em consultas médicas, é o caminho para salvar vidas.

REVIVER

O Grupo Reviver tem importante papel no Outubro Rosa, proporcionando acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Permitir o acesso a mamografia, ultrassonografia, biópsias e informações quanto à importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. É com essa nobre missão que o Grupo Reviver foi criado em 2012, por iniciativa de mulheres que tiveram câncer e de outras tantas apoiadoras da causa, incluindo profissionais da área de saúde.

Em 2013, o Reviver foi certificado como organização da sociedade civil de interesse público (Orcip), é habilitado pelo Ministério da Saúde à prestação de serviços por meio da unidade móvel. Atualmente a capacidade de atendimento do Grupo Reviver é de até 1200 mamografias por mês, em razão de credenciamento junto ao Ministério da Saúde e contrato de prestação de serviço firmado com a Prefeitura Municipal de Natal e 300 exames mensais em contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.

Além da parceria com o SUS, o Grupo Reviver mantém suas atividades graças às contribuições da população. É possível tornar-se um associado ou associada a partir da doação mensal de R$ 30,00. Para conhecer mais sobre o grupo e como contribuir é só acessar www.gruporeviver.com.

O Reviver possui um calendário permanente de mamografias gratuitas na Unidade Móvel Savana Galvão, em todas as zonas administrativas de Natal e cidades do interior do Estado. Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados e serem entregues às pacientes.

Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, 1707 exames, em 2018, foram 2.617 exames, e, em 2019, 14.687 (correspondente a 61% das mamografias estimadas para a cidade de Natal pelo Ministério da Saúde), em 2020, 12.877 e, em 2021, até julho, foram 8.954 mamografias realizadas.  

O acesso à mamografia, um dos mais eficientes exames no diagnóstico precoce do câncer de mama e outras alterações no tecido mamário, é oferecido às mulheres a partir das 40 anos. As pacientes devem apresentar documento oficial de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência, sendo exigido o vínculo aos municípios para os quais o Grupo Reviver esteja prestando o serviço.

O Grupo Reviver mantém durante todo o ano o serviço de ultrassonografia a valores populares e biópsias a partir de R$ 200,00 , em parceria com a UNI-RN, nas Clínicas Integradas (Rua prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol – 3215-2960). São realizadas ultrassonografias de mama, tireóide e obstétrica.

CAMINHADA

Para celebrar o início das ações da campanha, o Grupo Reviver irá promover a Caminhada Outubro Rosa no próximo dia 5 de outubro, terça-feira. O evento terá um café da manhã saudável às 6h na Supplements Natal (Av. Afonso Pena, 672, loja 2, Tirol) e em seguida terá início a caminhada.

PROGRAMAÇÃO

Confira o calendário de ações do grupo durante o Outubro Rosa:


Fotos: Francisco de Assis/CMN e cedidas

To Top