Na Hora H

DOCUMENTÁRIO “DESCENDO À RIBEIRA” APRESENTA NOVA OLHAR PARA O CENTRO HISTÓRICO DE NATAL

Já está no ar o documentário “Descendo à Ribeira” que busca preservar a memória da cidade de Natal com um resgate de fatos, prédios e personalidades ligadas afetivamente ao centro histórico da cidade. O vídeo fica disponível, no Youtube, até 4 de outubro.

Construído através das falas de onze personagens que vivenciam os bairros Cidade Alta e Ribeira, o projeto é uma iniciativa independente das jornalistas Carol Reis e Cleidi Vila Nova, movidas pelo desejo de manter a história do Centro Histórico viva, pulsante e acessível a todos.

Entre os personagens apresentados na narrativa, comerciantes, pescador, artesã, jornalista, estivador, entre outras profissões, que têm suas histórias interligadas pelo amor de percorrer, morar ou trabalhar entre esses bairros que deram a origem à cidade.

Daliana Cascudo, neta do folclorista Câmara Cascudo, é um dos personagens do “Decendo à Ribeira” e narra um pouco da sua ligação com o espaço em que tem todas as recordações de infância e adolescência.

Da mesma forma, moradores mais recentes do Centro Histórico também falam sobre a decisão de se mudar para a Ribeira, mesmo com o processo de esvaziamento do bairro, como o jornalista Alexandre Gurgel e o produtor cultural Marcelo Veni.

O vídeo segue uma linha espacial a partir da primeira rua da cidade, a rua da Conceição, na Cidade Alta, e desce até chegar ao bairro da Ribeira, passando por ruas e prédios importantes de Natal, que vão sendo inseridos ao vídeo de forma natural pela arquiteta Andréa Costa.

O Descendo à Ribeira conta com a parceria da Barroca Box – Audiovisual, e tem recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

To Top